quarta-feira, 23 de novembro de 2011

Por que ler?

Tal questionamento é sempre feito, ou ao menos, deveria sê-lo por cada indivíduo que possua o mínimo de interesse em ter uma visão diferente de mundo.
Essa visão de mundo traduz-se em conhecer variados pontos de vista, adquirir vocabulário cada vez mais rebuscado, ser um leitor reflexivo e perceptivo aos diferentes assuntos que cada tipo de leitura pode proporcionar.
Cabe ressaltar que, atualmente, poucas horas são dispensadas a essa prática. Embora com o advento da internet o acesso aos textos, bibliotecas virtuais e até mesmo a seleção e compra de livros sem sair de casa tenha facilitado o ato de ler, muito tempo ainda é gasto com outros tipos de entretenimento.
A leitura é uma prática comum, básica, que permite a realização de atividades simples do cotidiano, como identificar o ônibus, ler uma receita ou bilhete. Deve ser incentivada desde a alfabetização, unindo escola-família, no intuito de instigar desde cedo o prazer em ler e em produzir uma boa leitura, ter o poder de refletir, interpretar e criticar algo publicado e ser capaz de aprimorar-se enquanto ser pensante.
O caminho a ser percorrido para que a leitura tenha o seu papel fundamental na vida do leitor ou do futuro leitor é que haja a prática constante, nas unidades de ensino, e que como disciplina, ele seja aplicado por todos os professores, em suas diferentes áreas de atuação.
É interessante para que o leitor crie intimidade com o livro e que, aos poucos, tenha dentro de si o anseio por se presentear com algo tão mágico: a leitura. Nessa mudança de comportamento, vale lembrar que todos nós temos a nossa parcela nessa corrente, pois podemos em nosso convívio, indicar títulos interessantes e promover às pessoas o quanto essa ação é importante e o quanto vale a pena estimular essa atividade. Só precisamos praticá-la e integrá-la ao nosso dia a dia e quem estiver a nossa volta terá essa percepção.
Que tal começarmos desde já?


Aluna: Adriana Ramirez

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